9ª matéria

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Marketing de guerrilha é tema de palestra no CECOM

Ousadia faz parte da nova estratégia de marketing

Se você considera a comunicação tradicional a única possibilidade de posicionar uma marca no mercado, é porque ainda não conhece o marketing de guerrilha. Esse é um tipo de marketing que investe em formas diferenciadas de disseminação do produto ou serviço. A estratégia usa ferramentas criativas e ousadas.

O tema marketing de guerrilha será abordado em palestra no CECOM (Centro de Educação e Comunicação) da UCPel (Universidade Católica de Pelotas). As estudantes do sétimo semestre de Publicidade e Propaganda, Priscila Krolow e Lorena Trapaga, organizam o evento. A palestra ocorre na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 19h, no auditório do Campus II da Universidade.

Para Priscila, o marketing de guerrilha está cada vez mais presente no mercado. A acadêmica considera "um importante diferencial sair da faculdade com conhecimento sobre esse tipo de estratégia".

Marketing mais acessível

Pagar para estar presente nas mídias é um meio de fazer a marca aparecer, mas não o único. Para os adeptos do marketing de guerrilha, alguns dos objetivos são mobilizar pessoas quando elas menos esperam e influenciar a passagem de informaçoes boca-a-boca.

A internet é um meio bastante buscado por agências de marketing de guerrilha. A rede tem capacidade de disseminar informações de forma rápida em comunidades, blogs, fóruns, etc. Os próprios usuários são parte do processo, passando links uns para os outros, o que diminui os custos.

Exemplo no Brasil



O seriado de televisão “24h Alerta”, da Fox, aproveitou a internet para lançar sua quarta temporada através de uma gincana. Duas semanas antes, a comunicação se deu por mensagens em comunidades do Orkut e em fóruns, que levavam o público para o site da brincadeira. Os inscritos tinham que encontrar 24 códigos, espalhados pela cidade de São Paulo, e postá-los no site do seriado. Quem completasse a missão mais rapidamente acumulava pontos e ganhava prêmios.

Conheça mais exemplos de ações guerrilheiras no blog da primeira agência de marketing de guerrilha do Brasil, a Espalhe.

Assista a um vídeo de uma ação de marketing de guerrilha

0 comentários:

 
by TNB