7ª matéria

sábado, 10 de maio de 2008

Reportagem sobre eleições do Diretório Acadêmico da ECOS.

Eleições do Diretório Acadêmico movimentam o Campus II da UCPel

Expressiva participação dos alunos chama a atenção

Mobilização e rivalidade. Essas foram as características mais marcantes da eleição para o Diretório Acadêmico do CECOM da UCPel. Com duas chapas concorrentes, a eleição ocorreu das 18h às 22h do dia 8 de maio.

Nos últimos três anos não se via tanto envolvimento dos estudantes em dia de eleição. A participação foi de 300 alunos, de um total de 534. O acadêmico de Jornalismo do quinto semestre, Jandré Batista, considerou positiva a participação de mais de 56% dos colegas. "É muito bom ver a mobilização do pessoal aqui do CECOM", disse.

Durante a semana, cartazes espalhados pelo Campus II da UCPel chamaram a atenção e hoje (8) serviram de amostra da rivalidade entre as duas chapas. Integrantes da chapa um ficavam em frente ao cartaz da rival, e vice-versa, buscando tapar a propaganda do outro.

O estudante do quarto semestre de Jornalismo, Rafael Dornelles, portava adesivos das duas concorrentes. Ele se mostrou contra a rivalidade entre as chapas. Para o acadêmico, "elas parecem estar brigando por motivos pessoais, já que têm os mesmos ideais". Apesar disso, Rafael optou por uma chapa ao votar. Ele garante que independente de quem vencer, pressionará para que o que foi prometido seja cumprido.

Ideologia dos concorrentes

Movimentação: segundo a presidente da chapa 1, Reizel Cardozo, o ponto forte da chapa é ter apresentado propostas. Ela destaca a maior mobilização provocada pela existência de duas chapas: “isso viabilizou mais debate político, apesar de não ter ocorrido um confrontamento oficial”.


A Diferença é o que nos UNE: já um dos colaboradores da chapa 2, Vinicius Conrad, destaca a integração entre os cursos o principal objetivo da chapa. Como oposição à situação, Vinicius considera que “independente de quem ganhe, o importante é que ocorram mudanças”.


A chapa 3

Os alunos que não aprovaram a rivalidade entre as duas chapas tiveram uma reação inusitada. A criação da chapa 3 (extra-oficial) surgiu como forma de protesto. Em clima de brincadeira, os "organizadores" criaram cartazes e adesivos, que propunham utilizar R$500 do fundo do D.A. para comprar bebidas alcoólicas.

0 comentários:

 
by TNB