5ª matéria

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Reportagem interpretativa: blogs e jornalismo.

Jornalismo e blogs

Informação e opinião se combinam no ciberespaço

Ficou para trás o tempo em que uma das maiores utilidades dos blogs era servir de diário pessoal. Jornalismo e blogs vêm se aproximando nos últimos tempos. Presente em páginas de jornais na internet, o blog passou a ser utilizado por profissionais do jornalismo.

O blog, abreviação de weblog (registro na web, em inglês), tem várias definições. Segundo o Technorati (página que reúne informações sobre a “blogosfera”), blogs são jornais pessoais. A vantagem é possibilitar que usuários sem conhecimento técnico em construção de sites publiquem conteúdo na internet.

As amarras do formato jornalístico de noticiar estão sendo desafiadas pela inovação dos blogs. Uma das principais características deles é a exposição de juízos de valor. O autor pode informar e ao mesmo tempo opinar. De acordo com o Technorati, jornalistas têm utilizado blogs para tecer comentários sobre o que escreveram na mídia tradicional.

Os blogs se mostram um espaço diferente da mídia tradicional. Nela, é necessário buscar a objetividade; no blog, encontramos mais claramente traços de autoria nos textos.

O porquê do sucesso dos "blogs jornalísticos"

Uma das possíveis causas para a combinação entre blogs e jornalismo é o fato de que, hoje em dia, muitos dos leitores não procuram mais somente informação. Eles buscam a interpretação e a opinião de jornalistas sobre assuntos atuais.

O site do jornal porto-alegrense Zero Hora possui blogs escritos por profissionais do jornalismo. Alguns dos assuntos são moda, esporte, saúde, entre outros. A Folha Online, página do jornal Folha de São Paulo, é outro exemplo. Entre os 19 blogs do site, alguns dos temas encontrados são ciência, entretenimento e tecnologia.

Confira os blogs de ZH e da Folha

Zero Hora destaca blogs na página principal

A audiência dos blogs do site Clic RBS é prova do interesse do público por essa ferramenta. As visitas mensais chegam a cerca de dois milhões, segundo reportagem do programa Patrola, da RBS TV. O site conta com mais de cem blogs.

0 comentários:

 
by TNB