1ª matéria

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

* Pauta: O Mercado do Jornalismo
* Requer-se:
-pelo menos 2 fontes;
-organização jornalística;
-uso das características do JOL.

Quer ser jornalista? É preciso praticar!
Por Daniela Agendes

Quem entra na faculdade de Jornalismo pensando que só poderá trabalhar em veículos tradicionais, logo percebe o engano. O estudante desse curso é sortudo: tem a possibilidade de escolher entre diversas opções de área de atuação. E para conseguir se inserir em um mercado de trabalho com tantas alternativas, é preciso se preocupar com a experiência prática desde o período acadêmico.

A necessidade de se preparar para o mercado do Jornalismo é clara. Por isso, grande parte das faculdades possui projetos de extensão voltados para a prática da profissão. Os mais comuns são os jornais e revistas produzidos por alunos e orientados por professores.

Davi Oliveira, acadêmico de Jornalismo no quinto semestre da UCPel (Universidade Católica de Pelotas), já percebe a necessidade de se engajar. Ele participou do jornal comunitário O Pescador e do Projeto Fotográfico Ilha dos Marinheiros, em ambos como fotógrafo. “É necessário ter experiências que vão além das aulas teóricas e práticas da faculdade, pois o mercado é competitivo e nos exige de forma diferenciada se comparado com os professores.”, disse.

Há opções de estágios para alunos de Jornalismo desde os primeiros semestres, afinal um dos principais objetivos é o desenvolvimento do aprendizado na área. Anelise Kosinski, aluna do sétimo semestre da UCPel, conta que notou a importância de fazer estágios desde o primeiro período da faculdade. E a estudante, quase formanda, dá a dica: “O mais importante para um jornalista é ter iniciativa e vontade”. Para ela, sempre há espaço no mercado para aqueles que realmente querem trabalhar.

Veja mais:


Jornalista Piero Sbragia dá dicas, fala sobre a função de repórter e as principais atividades do mercado de trabalho.



Jornalista Juremir Machado da Silva, ao falar sobre sua carreira, comenta possíveis campos de atuação. (a partir 1min45s)

Sobre o mercado de trabalho no jornalismo. (a partir 5min35s até 7min 30s)


0 comentários:

 
by TNB